Atendimento Domiciliar

Para aqueles pacientes que não necessitam de uma estrutura intensiva, existe o Atendimento Domiciliar, ou seja, a visita ou procedimento, isolado ou periódico, realizado no domicílio do paciente por profissional habilitado na área da saúde, como alternativa ao atendimento ambulatorial.

Público-alvo elegível

Todas as faixas etárias podem ter o Atendimento Domiciliar, desde recém-nascidos até idosos, sendo indicado para pacientes que precisam de um acompanhamento de profissionais da saúde, por um período determinado.

Indicações



Principais benefícios



Conheça alguns programas com foco no Atendimento Domiciliar que podem ser elaborados de forma customizada de acordo com as necessidades da empresa ou do público-alvo.


Gerenciamento Médico de Doenças Crônicas (GMDC)

Este programa é focado na promoção e educação para saúde em usuários portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, cardiopatias, doenças pulmonares, entre outras. Seu propósito maior está no estímulo à qualidade de vida e no controle da evolução dessas doenças crônicas, a fim de evitar o uso inadequado da rede credenciada, intercorrências desnecessárias e complicações decorrentes destas doenças que, via de regra, geram altos custos hospitalares.

Programa de Orientação à Saúde (POS)

Consiste na promoção da saúde, através da disseminação de informações as pessoas portadores de doenças crônicas. O programa tem caráter totalmente preventivo. Nele é enfatizada a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e para a busca de uma melhor qualidade de vida. Desta forma o Programa de Orientação à Saúde trabalha com resultados clínicos frente a metas pré-estabelecidas, com especificações qualitativas e quantitativas para cada paciente.

Baby Care

Programa preventivo de assistência ao recém-nascido que visa reduzir os atendimentos de urgência e internação nos primeiros meses de vida, através do fornecimento de orientações aos pais sobre os cuidados com a criança. Disponibilizamos profissionais especializados para esclarecer as principais dúvidas dos pais e ensiná-los sobre a higienização do neonato, a amamentação, o curativo do coto umbilical, entre outros assuntos prioritários desta fase da vida do recém-nascido. Como parte do programa, um material didático exclusivo é entregue na primeira visita à família. São cartilhas e manuais elaborados de forma clara e objetiva para responder aos questionamentos mais freqüentes dos pais. O Baby Care pode ter duração de 30 dias ou 12 meses.

Programa de Atenção Materno-Infantil

Programa de acompanhamento à gestante que visa à redução das complicações gestacionais e partos de risco, através de um completo trabalho de orientação. O PAM foca no correto acompanhamento da gestação, garantindo aderência as consultas médicas e exames de prevenção e diagnóstico. O incentivo à realização das consultas médicas e pré-natal, dos exames preventivos e diagnósticos e o estímulo a adoção de hábitos saudáveis fazem parte do programa, que se preocupa também em informar e esclarecer quanto aos sinais e sintomas de complicações na gestação. No PAM também são oferecidas informações sobre o desenvolvimento da criança, orientação nutricional e controle do ganho de peso da gestante, sobre o preparo para o parto humanizado e aleitamento materno, além de oferecer todas as informações sobre o desenvolvimento da criança e a chegada do recém-nascido.

Programa de Controle da Obesidade

A obesidade é hoje considerada uma epidemia global, atingindo um número cada vez maior de pessoas, em todas as faixas etárias, com diversas co-morbidades associadas: hipertensão, diabetes, dislipidemias entre outras. A redução de peso constitui-se na primeira opção para o controle destas co-morbidades e para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para controlar o peso, além da participação e comprometimento da pessoa obesa, é necessário um acompanhamento multiprofissional integrado, desta forma este programa mescla atendimento ambulatorial em consultórios médicos e visitas ao domicílio.

Idade Ativa

Destinado à pacientes acima de 65 anos, que necessitam de atenção especial para o controle de doenças ou para a mudança dos hábitos de vida, que são considerados de risco. Este programa visa o acompanhamento destes idosos e tem caráter educativo.