Hospitalização Domiciliar: modelo inovador revoluciona o setor de saúde

Destaques Materias

Por: Redação

06 de janeiro de 2024

Sempre buscando desenvolver tecnologias inovadoras, a Home Doctor lançou um novo modelo de atendimento: a Hospitalização Domiciliar

 

Com tecnologia de ponta, o serviço criado pela Home Doctor oferece mais segurança para o paciente e capacita familiares e cuidadores para um atendimento mais eficiente, sustentável e humanizado.

 

No Brasil, grande parte dos cuidados voltados aos pacientes crônicos ou aqueles que estão em reabilitação são realizados em domicílio, através da Atenção Domiciliar (AD), também conhecida como Home Care, uma modalidade de atendimento que vem crescendo exponencialmente no país nas últimas décadas.

 

De fato, o Censo NEAD-FIPE confirma essa tendência. O Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) encomenda o levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

 

Assim sendo, se em 2019 o estudo revelou que cerca de 300 mil pacientes foram atendidos em domicílio naquele ano, em 2022 apontou para o atendimento de 346 mil pacientes, um aumento significativo.

 

Pioneira em Atenção Domiciliar no país, há quase 30 anos a Home Doctor atende pacientes em casa. Desse modo, ao longo desse período, a empresa vem revendo seus modelos para oferecer soluções cada vez mais alinhadas às necessidades atuais.

 

“A transição demográfica e o envelhecimento populacional têm impactado o sistema de saúde. Com a população vivendo mais, no futuro próximo tanto os pacientes quanto seus cuidadores serão idosos e será necessário contar com uma estrutura maior, levar o cuidado para fora do hospital e para dentro de casa”, explica Dr. Cláudio Flauzino, médico e diretor executivo da Home Doctor.

 

Hospitalização  Domiciliar: tecnologia de ponta a favor do paciente

 

Sempre buscando desenvolver tecnologias inovadoras, que permitam tratar cada vez mais pacientes em casa, e com segurança, a Home Doctor lançou, recentemente, um novo modelo de atendimento: a Hospitalização Domiciliar.

 

 

“Durante a pandemia o tratamento em casa ganhou força e surgiram tecnologias que até então não existiam, enquanto outras foram aprimoradas. Por exemplo, o monitoramento remoto de ventilador mecânico, pouquíssimo utilizado, hoje é utilizado em escala maior. As teleconsultas também evoluíram muito, surgiram novas plataformas para agendamento e prontuários eletrônicos, entre outras melhorias. Outro aspecto impactado pela Covid-19 foi a falta e o consequente encarecimento dos insumos e a valorização dos médicos e demais profissionais de saúde. Tudo isso nos levou a um aumento dos custos e nos obrigou a sermos mais eficientes. E uma das válvulas de escape para essa cobrança de eficiência é a tecnologia”.

 

Explica Flauzino.

 

Nesse cenário, a Home Doctor revisitou seus quase 30 anos de atuação no atendimento domiciliar e questionou os pontos de melhoria.

 

Dr. Claudio ressalta:

 

“Enxergamos as consequências positivas da pandemia como oportunidades e estudamos os modelos que funcionam em outros países. Realizamos dois estudos: uma revisão sistemática de literatura, para entender o que vinha sendo feito lá fora, em países desenvolvidos como Austrália, Inglaterra, França e Estados Unidos. Identificamos que enquanto no Brasil usamos mais a presença de profissionais em casa, lá eles são substituídos por tecnologia, sempre que possível. Outro diferencial é que eles treinam os cuidadores e familiares para que possam atuar de forma mais efetiva no cuidado do paciente. A partir dessas constatações idealizamos um modelo teórico. Selecionamos uma amostra de 920 pacientes da Home Doctor e fizemos uma simulação para entender o percentual que poderia ser atendido dentro da hospitalização domiciliar. O resultado foi que 70% dessa população estudada poderia ser atendida no modelo, com ganhos de segurança, qualidade e tecnologia”.

 

Um modelo mais sustentável

 

Em contrapartida, Flauzino lembra que há 30 anos não havia tecnologia, não havia monitoramento remoto, o profissional de saúde permanecia na casa do paciente durante todo o tempo, muitas vezes se mantendo ocupado por apenas 2 ou 3 horas. “No restante do dia muitas vezes não havia necessidade de sua presença. Esse modelo não é sustentável”, destaca Flauzino.

 

Já a Hospitalização Domiciliar, inovadora, incorpora a tecnologia para o monitoramento em tempo real, durante 24 horas por dia, do paciente tratado em casa. Assim como acontece em todos os serviços Home Doctor, a empresa cria um plano individual, especificamente para aquele paciente. Mais ainda, os familiares e cuidadores recebem treinamento para participar ativamente. Como, por exemplo, saber o que fazer em situações de emergência; como a queda da saturação ou alguma outra intercorrência.

 

“Em paralelo, nós monitoramos, à distância, todos os sinais vitais. Se tem ventilação mecânica, controlamos o ventilador. Através da nossa central de comando estamos o tempo todo com a atenção integralmente voltada ao paciente, acompanhando dados como a frequência com que a temperatura está sendo medida e os medicamentos são administrados. E, caso ocorra alguma alteração de muita criticidade e o alarme dispare, imediatamente o atendimento de emergência é acionado, há um protocolo para isso. Pode ser uma ambulância, um enfermeiro, depende do grau de gravidade”, diz o diretor executivo da Home Doctor.

 

Um dos pilares da Hospitalização Domiciliar é a estrututura

 

Outro ponto importante da Hospitalização Domiciliar é a oferta de uma estrutura mais eficiente.

 

“O atendimento é pautado na participação dos profissionais que entendemos serem os mais capacitados da cadeia. Disponibilizamos médicos e enfermeiros especializados, e com maior frequência, pois entendemos que esses são os pilares para um atendimento clínico. Quando necessário, atuam, também, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Já o técnico de enfermagem vai à residência apenas nos momentos em que realmente é necessário, por exemplo para troca de curativos, administração de medicações intravenosas e procedimentos de higiene. Não há a necessidade de turnos de plantão, pois o paciente fica sob atenção do cuidador e de familiares treinados e é monitorado de forma remota, através da tecnologia”, destaca a médica Heloisa Gaspar, Superintendente Clínica da Home Doctor.

 

Dessa forma, o modelo se mostra seguro e eficiente para atender pacientes nas mais diversas condições: quadros crônicos, como doenças respiratórias ou neurológicas, em que há necessidade de equipamento de ventilação contínua ou intermitente; crianças que tenham passado por intercorrência perinatal e, eventualmente, apresentem alguma condição pulmonar, cardiológica ou neurológica crônica e precisem de atenção especial para ganhar peso, controle de crise convulsiva ou suporte respiratório.

 

Nesse sentido, a Dra. Heloisa explica:

 

“Estas questões podem perdurar por meses até que ela ganhe alguma melhora e independência. E sem dúvida as crianças se desenvolvem melhor em casa, com o engajamento e participação da família. Outros pacientes com situações agudas, como por exemplo no pós-operatório ou trauma, também podem se beneficiar com a hospitalização domiciliar, que oferece benefícios como o menor risco de infecção e outros eventos adversos, humanização no tratamento, integração do paciente ao ambiente domiciliar e maior engajamento dos familiares e cuidadores. Tudo isso aliado à segurança, ao monitoramento em tempo real e ao acompanhamento de profissionais especializados”.

 

Capacitação para o Atendimento Domiciliar

 

Segundo Heloísa, a qualificação técnica dos profissionais de saúde tem se mostrado um desafio importante. “Assim como acontece nos hospitais, no atendimento domiciliar existe um gap de capacitação profissional, uma carência de treinamento especializado”, ela explica.

 

Por isso, em 2017 a empresa criou o Instituto Home Doctor de Ensino e Pesquisa.

 

“De forma bem estruturada fornecemos capacitação tanto para os nossos profissionais como para de outras instituições. Contamos com uma plataforma de ensino a distância. Oferecemos treinamentos presenciais, inclusive com simulação em manequins. Além disso, temos 4 centros de simulação realística, nas nossas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Além disso, realizamos eventos periodicamente, como o Fórum Científico Internacional de Atenção Domiciliar, realizado em 2022 e 2023, voltado a todo o mercado”, explica a médica.

 

Lançado em agosto, apenas a Home Doctor oferecer o modelo de Hospitalização Domiciliar através de um sistema piloto feito com 5 planos de saúde.

 

“É algo novo, atendemos de 2 a 3 pacientes por mês, tanto adultos quanto pediátricos. Mas os resultados têm sido muito bons, já percebemos o potencial de crescimento”, conclui Heloísa.

 

 

Matéria publicada pela CNN Brasil

Formulário de
Atendimento ao Paciente









    Fale com a gente

    Nosso atendimento comercial funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.





      ou

      Se preferir entre em contato pelo telefone (11) 3897-2931 ou pelo e-mail comercial@homedoctor.com.br

      Já é paciente HD?
      Fale com a ANA.

      Telefones

      (11) 2344 8200
      São Paulo Capital

      4001 0000
      Capitais e regiões metropolitanas

      0800 7774010
      Demais localidades

      Opção 1: Emergências Médicas 24h
      Opção 2: Atendimento ao Paciente das 06h às 22h

      Em qualquer situação de emergência, entre em contato imediatamente com a nossa Central:

      (11) 2344 8200 - opção 1
      Metropolitan São Paulo

      4001 0000 - opção 1
      Capitais e regiões metropolitanas

      0800 7774010 - opção 1
      Demais localidades

      Olá, como você se identifica ?

      Para aprimorar sua experiência, utilizamos cookies e protegemos seus dados de acordo com a LGPD. Ao continuar navegando neste
      site, você concorda com o uso destes cookies. Acesse nossa Política de Privacidade

      Passo 01

      Passo 02

      Passo 03

      Passo 04

      Solicitação de contato feita com sucesso.

      Nosso atendimento comercial funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.
      Se preferir, entre em contato pelo telefone (11)3897-2931 ou pelo e-mail comercial@homedoctor.com.br