Cuidados Paliativos: o que são e no que consiste o Paliar Home
Destaques
Notícias
Por: Redação
27 de março de 2024
Conheça o Paliar Home, programa da Home Doctor de cuidados paliativos voltados para o atendimento domiciliar de pacientes. Reconhecidos como um direito humano universal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos existem para oferecer alívio ao sofrimento de pessoas que tenham doenças crônicas, progressivas ou incuráveis e outros casos graves.
O objetivo desse conjunto de ações é trazer o máximo de qualidade de vida, conforto e dignidade, oferecendo um sistema de suporte que possibilite que o paciente viva tão ativamente quanto possível. A OMS aponta que devem existir políticas públicas que garantam o acesso a este serviço de qualidade em todos os níveis de atenção à saúde.
A importância dos cuidados paliativos
Os cuidados paliativos podem ser integrados em qualquer momento do tratamento; quanto antes, melhor. Para isso, é preciso ter uma equipe multidisciplinar que faça uma avaliação primorosa do paciente, tanto da esfera física, relacionada à doença em si, quanto da biografia da pessoa, junto de seus desejos, valores e planos. A equipe pode ser formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e farmacêuticos.
Entre os exemplos de cuidados paliativos estão a prevenção e o alívio de sintomas físicos, claro, mas também psíquicos, sociais e espirituais. O plano terapêutico deve incluir o apoio ao núcleo familiar do paciente, melhorando o humor e o bem-estar emocional de todos, e integrar na comunicação a reafirmação da vida e da morte como processos naturais.
Cuidados paliativos no Brasil e no mundo
Dados divulgados em 2020, na segunda edição do Atlas de Cuidados Paliativos, da Aliança Mundial de Cuidados Paliativos em parceria com a OMS, mostraram que 56,8 milhões de pessoas em todo o mundo precisavam desta especialidade. Desse total, 25,7 milhões estavam em seu último ano de vida. De fato, a tendência é que esses números dobrem até 2060.
No Brasil, a qualidade de oferta desses cuidados melhorou de 2014, primeira edição do Atlas, para 2020. Em outras palavras, o país passou da categoria 3a, que oferecia cuidados paliativos de maneira isolada e com financiamento dependente de doações, ao nível 3b. Nesse vível, há prestação desse serviço de maneira generalizada, com fontes de financiamento, centros de treinamentos e mais serviços disponíveis para a população.
Segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), em 1980 foi implantado o primeiro serviço deste tipo no país. No entanto, foi a partir dos anos 2000 que houve um aumento expressivo na área. Desse modo, em 2022, foram registrados 128 novos serviços, um aumento de 54,7% em relação ao Atlas anterior, de 2019. “A evolução destaca o crescente reconhecimento e engajamento na área de cuidados paliativos em todo o país”, escreveu a instituição no último Atlas nacional.
Programa Paliar Home
Pensando em dar todo suporte necessário para pessoas que precisam de cuidados paliativos, a Home Doctor criou o programa Paliar Home, que atua conforme a metodologia internacional NEWPALEX®️, um sistema área da organização espanhola New Health Foundation, que possui excelência nesta área.
A saber, o Paliar Home oferece todos os recursos para que um paciente receba os cuidados paliativos em casa da melhor forma possível. Assim sendo, uma equipe multidisciplinar em trabalho interdisciplinar os oferece, já que os profissionais precisam estar sempre em contato para avaliar e abordar as necessidades específicas de cada paciente.
Em suma, a equipe consiste em médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, conselheiro espiritual e de forma complementar pode contar com outros profissionais. Nesse sentido, acontecem visitas periódicas ao paciente e também há atendimento de emergência pré-hospitalar e fornecimento de materiais e de medicações.
Esse artigo faz parte do Guia do Paciente em Casa. Ou seja, uma plataforma da Home Doctor criada para tirar dúvidas e informar sobre os benefícios da desospitalização. Se você tem interesse em saber mais sobre Home Care, acesse o nosso blog.