Perguntas Frequentes

Home Care é o nome popular para o segmento de Atenção Domiciliar (AD), ou seja, todo tipo de serviço de saúde prestado no domicílio do paciente.  Os atendimentos são prestados por uma equipe multiprofissional e podem ser procedimentos mais simples ou até os mais complexos, realizados em substituição ou em continuidade ao atendimento hospitalar.

Pacientes de todas as idades e complexidades podem contar com os benefícios da Atenção Domiciliar. Temos diferentes programas para atender as necessidades de cada paciente.

A Home Doctor trabalha com mais de 60 planos de saúde em todo o Brasil. É importante que você entre em contato com o seu plano de saúde e pergunte se eles disponibilizam a Atenção Domiciliar para o seu caso ou de seu familiar. Caso deseje contratar nossos serviços exclusivamente em caráter particular, acesse todos os nossos serviços em: store.homedoctor.com.br ou em nosso aplicativo Home Doctor na App Store ou Google Play. Qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail: comercial@homedoctor.com.br

Sim, pode! Preenchendo os requisitos de elegibilidade para a Atenção Domiciliar, acesse todos os nossos serviços em: store.homedoctor.com.br ou em nosso aplicativo Home Doctor na App Store ou Google Play. Qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail: comercial@homedoctor.com.br

Após uma avaliação realizada pelo nosso enfermeiro, definimos o Plano de Atenção Domiciliar (PAD) baseado nos critérios clínicos e objetivos da assistência. No PAD, estabelecemos os profissionais que irão atender o paciente, a frequência de atendimentos, assim como a prescrição de medicamentos, materiais e equipamentos.

Depois que seu plano de saúde autoriza o atendimento, iniciamos o processo de implantação, ou seja, preparamos todos os detalhes para que o paciente possa receber o atendimento de acordo com o proposto no Plano de Atenção Domiciliar. Organizamos as escalas de profissionais e toda a logística de entrega dos equipamentos e insumos. Mas antes vamos ligar para a família e combinar todos esses detalhes, assim, evitamos desencontros ou falta de informações.

É a transferência do paciente de uma unidade hospitalar para o cuidado no domicílio. A maior parte dos pacientes atendidos em Atenção Domiciliar tem como origem o hospital. Com nossos serviços, é possível dar continuidade ao tratamento de acordo com a necessidade técnica de cada paciente. No ambiente domiciliar e com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, realizamos administração de medicações, realização de curativos, acompanhamento de pacientes em ventilação mecânica e o atendimento de outras condições clínicas.

Para o paciente os principais benefícios são:

  • Redução no tempo de recuperação
  • Reintegração ao ambiente familiar
  • Redução no risco de complicações, principalmente infecciosas
  • Autonomia e qualidade de vida
  • Treinamento quanto aos cuidados com a saúde e o autocuidado
  • Humanização do atendimento
  • Satisfação do paciente e sua família devido ao suporte domiciliar

Para o hospital, os principais benefícios são:  

  • Disponibilidade de leitos para casos complexos
  • Direcionamento de investimentos para tecnologia e aparato cirúrgico
  • Menor tempo de internação de pacientes crônicos e estáveis
  • Redução do risco de infecção hospitalar

Para a Operadora de Saúde, os principais benefícios são:  

  • Redução na taxa de reinternação
  • Otimização de recursos
  • Redução de custos

Existem duas principais modalidades na Atenção Domiciliar: Internação Domiciliar e Assistência Domiciliar.

A Internação Domiciliar se assemelha à internação hospitalar. O paciente com necessidades de intervenções e vigilância diárias tem suas necessidades adequadas ao domicílio, com o uso de equipamentos e disponibilização de recursos humanos, materiais e medicamentos. Temos os programas ID 12h, ID 24h e ID 24h Ventilação Mecânica.

A Assistência Domiciliar pode ser comparada ao atendimento ambulatorial, no qual ocorrerá uma assistência pontual realizada por uma equipe multidisciplinar no domicílio. Os pacientes atendidos nesta modalidade têm menor complexidade clínica. Conheça os nossos programas de Assistência Domiciliar!

O paciente precisa atender 03 critérios: os clínicos, os sociais e os logísticos.

Clínicos:

– Ter indicação por escrito de um médico

– Estar clinicamente estável

Sociais:

– Possuir um cuidador 24h, seja familiar ou contratado

– Condições do domicílio (instalação de rede elétrica, acesso para ambulâncias, ambiente limpo e arejado)

Logísticos:

– Residir na área de abrangência da Home Doctor

O auxiliar ou técnico é um profissional da categoria enfermagem que realizou um curso de preparação por dois anos para executar sua atividade profissional. É responsável por realizar procedimentos técnicos com o paciente no domicílio, tais como: administração de medicações endovenosas e intramusculares, aspiração de vias áreas, realização de curativos complexos, entre outros.

O cuidador profissional se capacita através de um curso de curta duração para acompanhar o paciente e atender suas necessidades básicas como banho, hidratação da pele, alimentação, auxílio para andar, mudança de posição no leito, entre outros.

O cuidador também pode ser um familiar que oferecerá esse mesmo apoio ao paciente.

A Home Doctor trabalha apenas com profissionais de nível técnico (auxiliar ou técnico de enfermagem) para a realização de procedimentos.

O paciente terá alta da Atenção Domiciliar quando o objetivo terapêutico for alcançado com a sua reabilitação, recuperação ou estabilidade clínica. Também seguimos com a alta em situação de reinternação hospitalar ou a pedido da paciente/família.

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