Vitaminas para a imunidade: mitos e verdades

Notícias

Por: Redação

03 de julho de 2020

Nutricionista esclarece até que ponto dá para confiar em quatro afirmações disseminadas pelas redes sociais na temporada de coronavírus, gripe e resfriado

Com a pandemia do coronavírus, a imunidade e a função das vitaminas para o organismo nunca ficaram tão em pauta. Mas muita informação a respeito vem sendo tirada de contexto e necessita ser mais bem explicada. Do contrário, em vez de ajudar, só confundirá mais as pessoas.

Examino a seguir quatro afirmações corriqueiras sobre vitaminas distribuídas pelas redes sociais. Saiba o que é verdade e o que não passa de mito.

Falta de vitamina D piora a saúde de quem está com gripe ou resfriado

Verdade. Assim como várias outras vitaminas, a D tem um papel na manutenção e no fortalecimento da nossa imunidade. Certas células do sistema imunológico, os linfócitos, têm receptores para a substância. Quando os níveis estão adequados, eles tendem a atuar melhor no combate a infecções. Por isso, o organismo responde mais rápido no processo de recuperação.

Existem estudos preliminares sugerindo que estar com a vitamina D em dia também reduz o risco de problemas mais sérios pelo coronavírus — mas a hipótese ainda precisa ser comprovada.

Além de importante para a imunidade, a vitamina D auxilia o corpo a absorver cálcio e fósforo, dois nutrientes essenciais para o bem-estar dos ossos. A vitamina D é obtida via exposição ao sol e suplementação, se necessário, e alguns alimentos (como pescados e laticínios) fornecem um pouco também.

Quem consome vitamina C não fica doente

Mito! Sabemos que ela ajuda a reduzir a duração e a severidade do resfriado comum e acelera a resposta imune diante de infecções, mas isso não quer dizer que ingerir a quantidade diária recomendada vai acabar com gripes, resfriados e afins.

A vitamina C tem ação antioxidante e é uma aliada na redução do risco de infecções respiratórias. Ou seja, consumir suas fontes no dia a dia é bem-vindo à saúde de uma forma geral. Hoje o nutriente também ganha destaque em cremes e outros tratamentos para a pele. Diversas frutas e hortaliças oferecem essa vitamina.

Quanto mais consumir vitaminas, melhor

Outro mito. O corpo tem um limite para absorver e tolerar inclusive vitaminas. Elas são fundamentais para ter qualidade de vida, mas nos níveis preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)O excesso pode até fazer mal.

Vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K, se forem ingeridas em excesso, ficam estocadas no tecido gorduroso, podendo levar a quadros de intoxicação e até a prejudicar a absorção de outras vitaminas. Pois é, o acúmulo de umas leva à deficiência de outras.

Um consumo exagerado de vitaminas raramente acontece exclusivamente pela alimentação natural. Costuma ocorrer mais com o uso de suplementos. Daí a importância de ter acompanhamento com um médico ou nutricionista.

Algumas substâncias prejudicam a absorção das vitaminas

 Pura verdade. Isso vale para a cafeína e o álcool, por exemplo. Refrigerantes de cola, café, chá-preto, entre outros, podem atrapalhar a absorção de vitaminas como a B e a D.

Já as bebidas alcoólicas sabotam o aproveitamento do cálcio e reduzem a resposta do organismo à vitamina D. O tabaco também entra aqui. Ele prejudica a absorção de vitamina E.

Até o consumo exagerado de fibras pode comprometer a assimilação das vitaminas A, E e D. A orientação de um profissional de saúde, bem como o equilíbrio à mesa, ajuda a evitar essas pegadinhas.

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/vitaminas-para-a-imunidade-mitos-e-verdades/

 

Formulário de
Atendimento ao Paciente









    Fale com a gente

    Nosso atendimento comercial funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.





      ou

      Se preferir entre em contato pelo telefone (11) 3897-2931 ou pelo e-mail comercial@homedoctor.com.br

      Já é paciente HD?
      Fale com a ANA.

      Telefones

      (11) 2344 8200
      São Paulo Capital

      4001 0000
      Capitais e regiões metropolitanas

      0800 7774010
      Demais localidades

      Opção 1: Emergências Médicas 24h
      Opção 2: Atendimento ao Paciente das 08h às 20h

      Em qualquer situação de emergência, entre em contato imediatamente com a nossa Central:

      (11) 2344 8200
      Região Metropolitana de São Paulo

      4001 0000
      Capitais e regiões metropolitanas

      0800 7774010
      Demais localidades

      Olá, como você se identifica ?

      Para aprimorar sua experiência, utilizamos cookies e protegemos seus dados de acordo com a LGPD. Ao continuar navegando neste
      site, você concorda com o uso destes cookies. Acesse nossa Política de Privacidade.

      Passo 01

      Passo 02

      Passo 03

      Passo 04

      Solicitação de contato feita com sucesso.

      Nosso atendimento comercial funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.
      Se preferir, entre em contato pelo telefone (11)3897-2931 ou pelo e-mail comercial@homedoctor.com.br.