Conheça o programa de prevenção e controle de infecções da Home Doctor
Conheça o programa de prevenção e controle de infecções da Home Doctor
NotasSem categoria
Por: Redação
27 de junho de 2019
Pacientes em internação domiciliar também requerem cuidados em relação a prevenção de infecções, conforme prevê a Resolução RDC 11, de 26 de janeiro de 2006, que determina a criação de um programa de prevenção e controle de infecções e de indicadores de taxa de infecção para essa modalidade.
“A literatura mostra que a infecção relacionada à assistência à saúde pode acometer um paciente após poucos dias de atendimento”, principalmente no ambiente hospitalar, mas em qualquer ambiente onde esteja sendo prestada assistência a saúde, especialmente quando existe uso de dispositivos invasivos (sonda vesical, ventilação mecânica, etc) informa a analista de qualidade Fabiana Camolesi Jacober.
Pensando na relevância desse assunto, a Home Doctor criou uma comissão composta por médicos, farmacêuticos e enfermeiros para constituição de um programa de prevenção e controle de infecções. As reuniões acontecem mensalmente para discussão dos indicadores com o objetivo de propor medidas preventivas e racionalizar o uso de antibiótico.
Segundo Fabiana, todos dados gerados são levados também para a liderança de cada unidade da Home Doctor para traçar planos de ações específicos e direcionados para os pacientes de maior complexidade e risco.
Resultados que chamam a atenção
Na experiência da Home Doctor, os dados mais relevantes são os relacionados à pneumonia em pacientes com uso contínuo de ventilação mecânica (PAV).
“Nossa incidência é 93,3% menor do que a referência brasileira da Anvisa (de unidades de terapia intensiva), mostrando que os protocolos instituídos – em especial as medidas preventivas direcionadas– são efetivamente praticados, aumentam a segurança do paciente e evitam complicações”, conclui Fabiana.
A baixa incidência de PAV na Home Doctor é um dado tão relevante que foi apresentado, em abril, em Madri, no Congresso Internacional World Hospital at Home Congress, sob o título Comparative study of prevalence of health care-associated infections in home health care patients versus Intensive care unit patients in Brazil (Estudo comparativo da prevalência de infecções associadas à assistência à saúde em pacientes domiciliares versus unidades de terapia intensiva no Brasil) e foi aprovado para apresentação no Congresso Internacional European Respiratory Society International Congress, que será realizado de 28 de setembro a 2 de outubro, também em Madri.
O controle na prática
A Home Doctor conta com protocolos como:
higiene das mãos
prevenção de infecções do trato respiratório e do trato urinário
padronização de antibioticoterapia
cuidados com cateter venoso
desinfecção de materiais respiratórios
manual de padronização de antibioticoterapia
check list de medidas preventivas aplicadas no domicílio, dentre outros
realiza capacitação da equipe através de treinamento presencial e de videoaulas sobre o assunto.
“Podemos dizer que o controle de infecção é atuante nos processos internos, antes da chegada à casa do paciente, dentro da farmácia, nas ambulâncias e na engenharia clínica, onde são padronizadas medidas preventivas específicas, como limpeza e desinfecção do ambiente e integridade de embalagens”, afirma Fabiana.
Para garantir a qualidade e a segurança, são realizadas visitas técnicas e de qualificação aos fornecedores e prestadores de serviços. Também é dada atenção aos cuidadores e familiares para ajudar na aderência às práticas no ambiente do domicílio.
Para aprimorar sua experiência, utilizamos cookies e protegemos seus dados de acordo com a LGPD. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Acesse nossa Política de Privacidade.
Passo 01
Passo 02
Passo 03
Passo 04
Solicitação de contato feita com sucesso.
Nosso atendimento comercial funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11)3897-2931 ou pelo e-mail comercial@homedoctor.com.br.