Home Doctor conquista nível diamante da Acreditação Canadense
Home Doctor conquista nível diamante da Acreditação Canadense
Gestão
Por: Redação
30 de novembro de 2017
A Home Doctor é a primeira empresa latino-americana do setor de Atenção Domiciliar a conquistar o nível diamante da certificação HSO (Health Standards Organization), nova denominação da Accreditation Canada International. Com mais de 50 anos e reconhecida mundialmente, a Acreditação Canadense é uma metodologia internacional que orienta e monitora os padrões de performance de governança clínica.
“É a melhor metodologia de gestão de qualidade da assistência e de gerenciamento de riscos de maneira segura, que também traz ganhos de sustentabilidade do negócio e coloca o paciente no centro das decisões”, afirma dr. Rubens Covello, CEO do IQG – Health Services Accreditation, a maior certificadora no segmento de saúde na América Latina.
Segundo ele, a busca de acreditação é um movimento de profissionalização da gestão e da assistência das instituições de saúde, que começou em 1955 no Canadá e nos Estados Unidos e hoje está presente em 60 países. No Brasil, esse movimento chegou em 2000 com a Organização Nacional de Acreditação (ONA).
“A Home Doctor sempre investiu na qualidade dos processos e do atendimento. Essa conquista é estratégica para a empresa, tem um efeito externo de valorização, aumenta nosso reconhecimento. O mais importante é que avançamos ainda mais em processos, o que se reflete na qualidade da nossa entrega e em segurança para o paciente”, afirma dr. Cláudio Flauzino, diretor-executivo da Home Doctor.
Desafio complexo
Para a empresa, a primeira iniciativa de implantar um sistema de gestão estruturado foi com a ONA (Organização Nacional de Acreditação). Já na primeira avaliação, em 2009, a Home Doctor alcançou o nível máximo, que foi mantido nas três revalidações, indicando que a empresa estava pronta para iniciar sua trajetória rumo à certificação internacional.
Para se preparar para a auditoria, a Home Doctor contou com o suporte do IQG, na cocriação de procedimentos e definição de protocolos baseados em evidências científicas. Internamente, o processo de acreditação esteve sob a liderança do Departamento de Qualidade. Segundo Dr. Rubens, a implantação do sistema de gestão com base na metodologia Qmentum, da Acreditação Canadense, é um desafio ainda mais complexo quando se trata de empresa de atenção domiciliar, pela diversidade de pacientes.
Dr. Rubens, do IQG: “A partir de agora, a Home Doctor está inserida na elite das instituições de saúde”
O investimento e o esforço empregado valem muito a pena, na avaliação de dr. Flauzino. “Desde que iniciamos essa caminhada de certificações, sempre percebemos ganhos reais de qualidade e segurança. Mas, desta vez, com a metodologia Qmentum, o salto foi ainda maior. Vemos melhorias efetivas em padronização de processos, que estão mais homogêneos entre as unidades da empresa e menos sujeitos a erros”, afirma.
Externamente, a conquista é mais um reforço à marca e um pioneirismo da Home Doctor. Além de manifestações de cumprimentos, a empresa tem recebido solicitações de empresas interessadas em conhecer seu sistema de governança clínica. “É tão positivo para a marca que a acreditação, apesar de recente, foi mencionada em processos seletivos como um dos fatores que levaram candidatos a se interessarem pela Home Doctor”, observa dr. Flauzino. “Existem três níveis de Acreditação Canadense. A Home Doctor foi aprovada no IQG Qmentum International Diamond, o mais elevado, inserindo-se na elite das instituições de saúde mundiais”, ressalta dr. Rubens.
Segundo ele, no Brasil existem hoje apenas 75 instituições de saúde, a maioria hospitais, acreditadas pela metodologia Qmentum, e 50 estão se preparando para isso. No setor de Atenção Domiciliar, em que a Home Doctor é pioneira, existem apenas duas outras instituições com processos em andamento. A partir de agora, o desafio é a manutenção da acreditação, que é feita por meio de acompanhamento periódico pela instituição certificadora.
Diretoria da Home Doctor com equipe de avaliação do IQG. Ao centro, Edward Mantler, avaliador canadense
Pontos fortes citados na auditoria
Pioneirismo;
Referência de atendimento para alta complexidade;
Programa de capacitação dos colaboradores externos e cuidadores;
Alinhamento das informações e interação entre as unidades da empresa;
Engajamento dos colaboradores;
Orgulho e sentimento de pertencimento dos colaboradores (internos e externos).
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